10 + Atômico: O que não fazer/dizer à sua namorada

 

A grande maioria de nós sabe muito bem como agradar a namorada – ou a pequete – e faz isso quando, digamos, ela “está merecendo” ou quando queremos ser gentis. Também sabemos o que fazer pra deixar ela macha da vida e sem querer ver a nossa carinha por um bom tempo. Entre esses dois extremos, estão aquelas coisas que falamos e fazemos quase sem querer, no impulso ou no calor do momento e que provavelmente não imaginamos que irá ofender, mas o efeito acaba sendo exatamente esse.

Baseada em experiência própria e em relacionamentos alheios, resolvi fazer uma listinha dessas coisas que podem incomodar muito a nossa queridinha e até dar aquela balançada na relação, e que podem ser facilmente evitadas com um pouquinho de esforço e boa vontade de nossa parte.

 

 

1. Não fazer nenhum tipo de referência à outra pessoa durante o sexo.

Esse erro é bem conhecido por todas nós mas, pasmem, muita gente ainda o comete. Se tem uma coisa extremamente brochante, são comentários infelizes como: “Você é muito melhor que ela!”, “Fulana nunca fez isso desse jeito!”.  Onde você está com a cabeça pra se lembrar como a fulana faz isso ou aquilo? E mesmo que você consiga pensar em alguma outra coisa que não seja o que está acontecendo, por favor, NÃO diga! Nem antes, nem durante, nem depois. Convenhamos, isso chega a ser falta de respeito.

 

2. Não falar mal da família dela.

Essa dica é principalmente para as ocasiões em que a namorada teve uma briga daquelas em casa e está soltando fumaça só de ouvir falar o nome de alguém da família. Ela desabafa com você, que procura defendê-la, indo contra os parentes dela. Esse é o ponto: cuidado com como você fará isso, de maneira alguma aproveite o momento pra dizer como você não suporta sua cunhada ou como sua sogra é uma bruxa. Elas são a família dela, então, mais dia menos dia, tudo ficará lindo em casa e ela certamente vai lembrar das palavras que você usou e sobrará pra quem?

 

3- Não falar sobre sua intimidade com a ex.

Principalmente quando isso envolve aquela ex que você sabe que ela detesta. Pra quê você precisa comentar que fez isso ou aquilo, desse ou daquele jeito, em cima da árvore ou no telhado? Já pensou que isso pode fazer com que essa cena pouco agradável fique rondando a cabeça da atual namorada? Acredite, se ela quiser saber algum detalhe (e estiver preparada pra ouvir), ela perguntará.

 

4- Não dizer “sim” pra tudo.

Apesar disso já ter sido comentado aqui, vale a pena incluir nessa lista também. Eu sei que é difícil dizer “não” quando sua namorada faz aquela carinha mais linda do mundo te pedindo qualquer coisa que ela sabe que é impossível naquele momento, mas dar limites a uma relação é extremamente necessário para mantê-la saudável. Às vezes é gostoso fazer umas extravagâncias pra agradar a amada, mas se isso se tornar um hábito, os desejos dela serão como ordens até que você não aguente mais.

 

5. Não a comparar.

Todas nós sabemos que é bem desagradável ser comparada a qualquer pessoa, mas, invariavelmente, fazemos isso e nem percebemos. Devido à proximidade e intimidade com a namorada, ela acaba sendo a maior vítima das comparações, sejam elas pontuais ou sem grande importância. Além de irritar a sua menina, pode também deixá-la triste, pensando que você não a acha boa o bastante pra você.

Leia também:  Governo do Estado de São Paulo lança vinheta no YouTube para divulgar lei contra homofobia.

 

6- Não desmerecer o que ela faz pra você.

Você chega à casa da namorada e vê que ela fez aquele lanche caprichado. Depois da primeira mordida no sanduiche, você vai logo dizendo: “O sanduiche que minha tia faz é ainda melhor que esse!”. Como assim? Você sequer pensou no tempo que ela gastou preparando tudo aquilo com carinho só pra te ver feliz? Vamos exercer a nossa fina educação e guardar esse tipo de comentário só pra nós mesmas, né?

 

7. Não cobrar o que você mesma não faz.

Se você não liga pra saber se ela chegou bem em casa, não gosta de fazer carinho e não se importa com como foi o dia dela, como você pode querer exigir que ela faça tudo isso por você? É impossível manter uma relação de via única, na qual você cobra tudo de melhor e sua namorada fica com o que sobrar, esperando você querer ou ter paciência e boa vontade… Será que ela também não merece ser bem tratada?

 

8. Não querer que ela se torne alguém perfeito.

Se você começou a namorar, imagino eu que você gostou da garota exatamente do jeito que ela é. Nunca vi alguém começar um relacionamento já pensando que se mudar isso ou aquilo na outra pessoa tudo ficará perfeito. Nós somos capazes de, com o tempo, aprender a lidar com as imperfeições das pessoas, por isso, não queira que sua amada faça tudo pra ser alguém perfeito porque ela nunca será! Pessoas perfeitas não existem.

 

9. Não tentar comprá-la.

Sem querer generalizar, isso costuma acontecer quando a pessoa foi criada em um esquema de corrigir os erros com presentes e repete isso no namoro. Por exemplo: se eu fui uma cavala com você, compro aquilo que você está louca querendo e ai fica tudo bem. Num relacionamento o diálogo é indispensável para se viver bem. Então, se você pisou na bola, faça a sua parte: reconheça o seu erro e peça desculpas, diga que vai tentar mudar e tudo mais. Claro que isso pode ser acompanhado por um agradinho, mas não se esqueça que um presente por si só não resolve nada.

 

10. Não culpá-la pelo erro alheio.

Eu sei que às vezes é difícil separar a raiva aleatória e a falta de paciência, mas isso sempre precisa ser trabalhado. Não é porque o trânsito estava um caos que você tem todo o direito de chegar em casa soltando fogo e xingando tudo o que vê. Pare e pense se o que você está fazendo é realmente certo e se sua namorada (ou qualquer outra vítima) realmente tem culpa e merece ser maltratada. Se a resposta for negativa, respire, relaxe e comece tudo de novo, com mais calma e educação (ou vai lá chutar a parede até ficar calminha, porque, né?).

 

 

Vale lembrar que cada uma aqui conhece muito bem a mulher que tem em casa, sabe do que ela gosta e o que a irrita. Então, siga seu instinto e, qualquer dúvida, converse abertamente com a namorada pra saber se está tudo bem mesmo!

 

 

Quais outras coisas você evitar fazer/dizer pra sua namorada? Comente!

 

Written by Rafaela
É estudante, mãezona de todo mundo e bi. Tem 21 anos e ama a família!