Muita gente ainda faz por aí aquele discurso sobre como a televisão brasileira não apoia a homossexualidade e como a tv Globo vive se escondendo e evitando mostrar beijos gays. Caras leitoras, isso tudo é mentira! O erro começa no momento em que pensamos que beijo gay só passou na tv se tiver sido em uma novela global das 9h. Mais erro ainda é dizer que não aconteceu, porque já aconteceu na novela “Mulheres Apaixonadas”, mesmo que sendo simples e sutil.

A realidade é que todas as principais emissoras do Brasil já transmitiram ao vivo beijos gays em novelas, programas de auditório e jornais. A única a não fazer isso é a Record, pois tem uma política cristã que não permite e é bem compreensível, afinal, tanto seus donos quanto a maioria do seu público é formado por pessoas que consideram errado apoiar a homossexualidade. Mas isso não tira o mérito das outras! As emissoras brasileiras que já podem levar o prêmio de militância gay são a MTV e a RedeTv!, recordistas no número de beijos gays transmitidos.

Pra acabar com esse “mimimi” de dizer que não tem beijo gay na televisão brasileira, fiz uma pesquisa e juntei todos os beijos gays que consegui encontrar. Tem de telenovela da TV Tupi até propaganda de horário eleitoral. Confere aí!

 

01. Alda Alves e Geórgia Gomide, em “A Calúnia”, na TV Tupi (1963)

Esse foi O REAL PRIMEIRO BEIJO GAY na tv. Infelizmente esse primeiro beijo não tem vídeo porque é muitíssimo antigo, mas todas as fontes pesquisadas alegam que o beijo rolou e não foi considerado nenhum absurdo, mesmo que transmitido nos anos 60. Todo o público levou numa boa, ninguém deu tanta bola assim e nem foi tão comentado. Será que a gente regrediu mesmo? Já que não tem vídeo, fica uma foto da Geórgia Gomide pra colaborar com a imaginação!

 

02. “Mãe de Santo”, na Tv Manchete (1990)

Esse é o SEGUNDO BEIJO GAY na tv. No mesmo clima do primeiro beijo na TV Tupi, esse da Manchete também não teve toda aquela repercussão que vocês imaginam. O beijo entre os dois atores foi considerado bem natural e nada demais; mas mesmo assim entrou pra história, né?

 

03. Alinne Moraes e Paula Picarelli, em “Mulheres Apaixonadas”, na Globo (2003)

Simples e sutil, porém O TERCEIRO BEIJO GAY OFICIAL NA TV. Por favor, quem não se lembra do casal lésbico mais amado de toda a televisão brasileira? Claro que guardamos muito amor pelo casal Leo e Jennifer (Senhora do Destino), mas ninguém supera Alinne Moraes fazendo esse papel. Lembro que eu fiquei agoniada o capítulo inteiro na sala com meus pais, não aguentando de tanta ansiedade pra ver o tão esperado beijo! Okay, foi só selinho, mas fez toda a diferença.

 

04. Giselle Tigre e Luciana Vendramini, em “Amor e Revolução”, no SBT (2011)

E parece que o SBT pegou O QUARTO LUGAR (primeiro uma óva). Rolou aquele baphão, aquela torta de climão, saiu em todos os sites, todos os programas de fofocas, em entrevistas, em videologs, na conversa do almoço de domingo, em todos os lugares. Todo mundo comentou o beijo lésbico que rolou na novela do SBT. Esse beijo foi o real motivo desse post! Quando percebi o sensacionalismo que fizeram em volta desse beijo percebi também que talvez as pessoas tivessem entrado numa crise de perda de memória coletiva, como se nunca tivesse rolado beijo lésbico na tv; então fiz essa lista aqui com todos os beijos. Mas se você ainda quiser ver esse também…

 

05. Beijos Lésbicos na MTV

Eu decidi colocar esse tópico como válido pra um beijo, porque se eu for colocar cada beijo gay que já rolou na MTV separadamente acho que eu poderia aumentar essa lista pra até uns 50. Quanto aos beijos entre mulheres, sempre foram em quantidade bem menor do que entre homens, mas escolhi três pra vocês conferirem!

 

06. Beijos Gays na MTV

Como eu disse anteriormente, os beijos gays na MTV sempre vieram em número muito maior, mas só pra não acabar com o clima de igualdade também escolhi três pra vocês.

 

07. Comercial do partido PSOL nas eleições de 2010

Eu pensei mil vezes antes pra decidir se colocaria esse vídeo aqui ou não, afinal, estamos em época de eleições e fiquei meio receosa em relação a uma possível influência… mas, quer saber? Aconteceu, rolou, foi legal, foi uma atitude nunca vista antes e merece ser divulgado. (Pra quem quiser saber mais sobre a repercussão: http://bit.ly/Q0ISGb)

 

08. SBT no programa “Qual é o Seu Talento?” (2010)

Foi surpresa, ninguém esperava e não havia nada que pudesse ser feito. Depois que eu vi essa cena até me perguntei se esses dois espertinhos não fizeram tudo de propósito, bem planejado, do tipo “Vamos lá e vamos mostrar um beijo gay na tv num horário em que até crianças podem estar assistindo”. Hahahaha… um beijo pra esses lindos!

 

Leia também:  Paixão... ou não.

09. Marco Luque e Rafinha Bastos no CQC, da Band (2011)

O programa CQC tem demonstrado um apoio gigantesco ao Casamento Igualitário desde o primeiro dia. Sempre que rola a oportunidade os apresentadores fazem algum comentário positivo, demonstram suporte e fazem matérias abordando o assunto. Eu adorei, principalmente, uma que o Rafinha Bastos saiu às ruas perguntando para as pessoas se elas apoiam a união homossexual logo após ler um jornal que mostrava uma pesquisa dizendo que a maioria da população não apoia. Adivinha? Todos nas ruas disseram “eu apoio”. Claro!

 

10. Beijo lésbico ao vivo no SuperPop, na RedeTV!, na frente do Bolsonaro (2011)

A apresentadora Luciana Gimenes (@lulusuperpop) colocou um casal de lésbicas pra beijar ao vivo enquanto o Bolsonaro estava no palco. Por favor, palmas!!!!!!!!!! Acho que dispensa qualquer outro comentário, né? Inclusive eu conheço uma das meninas do tal casal e posso dizer que o babado foi real.

 

11. Seriado “Clandestino”, na Globo em 2010 (gravaram mas não foi pro ar)

Essa cena foi gravada pra um seriado em 2010 na Globo, mas infelizmente foi excluída nos últimos minutos da transmissão. Eu coloquei aqui porque, apesar de não ter ido ao ar, acho importantíssimo que seja divulgada a intenção da emissora em trabalhar com o assunto e demonstrar certo apoio. Quem leu meu post sobre o programa Na Moral deve pensar que eu odeio a Globo, mas isso não é verdade. Eu realmente acredito no apoio que eles sempre se preocuparam em prestar, colocando personagens homossexuais em novelas, fazendo matérias, falando sobre a Parada Gay, etc. Acho que erros devem ser apontados e acertos também! Não foi pro ar, mas essa era a (boa) intenção.

 

12. Sarina Sato e Angélica Morango, no Pânico! da RedeTv (2010)

Mais uma vez a emissora RedeTV! sendo incluída na lista. O programa Pânico! também está sempre abordando o assunto e mostrando a homossexualidade com a naturalidade real do assunto. Gosto muito. Esse vídeo foi uma entrevista que a Sabrina fez com a Morango e rolou uma brincadeira com chantilly. Se não rolou beijo lésbico dentro do BBB, rolou depois! hahaha

 

13. Casal lésbico no programa Na Moral, da Globo (2012)

O programa mostrou uma cerimônia de União Estável homossexual ao vivo e, no final, rolou um beijo super carinhoso entre o casal. Foi um selinho, mas diferentemente dos outros casos, ficou claro que o selinho foi mais um cuidado de uma noiva pra não borrar a maquiagem da outra. Fofas!

 

14. Jornal Nacional sobre cerimônia coletiva de união estável homossexual, na Globo (2011)

Só não dá pra dizer que esse foi surpresa porque teve edição e tudo o mais. Durante uma matéria sobre a cerimônia coletiva de união estável que rolou no Brasil, o repórter entrevistou um casal gay e eles deram um beijo super carinhoso enquanto conversavam.

 

15. Fani e Caren num strip-tease louco, na Multishow (2012)

E por último, fica esse video que até foge um pouco por não ter sido transmitido em horário nobre, mas eu não queria deixar a Multishow de fora dessa, visto que eles também são super pró causa gay. Vale comentar que nesse programa (Malícia) a Fani sempre aparece em cenas sensuais com outras mulheres. Tirem as crianças da sala!

 

* UPDATES

16) Nico e Felix na novela “Amor à Vida”, da Globo (2014)

Depois de uma novela inteira nesse vai, não vai. Nico vivendo um casamento com um homem, porém sem beijo, nem mãos dadas, male male um abracinho de vez em quando. Félix um gay que namorava com o “Anjinho”, mas que também abraçava como se fosse os brothers do futebol de domingo. Pedimos tanto e, no último segundo…

 

17) Clara e Marina #clarina, na novela “Em Família” (2014)

O casal que nos deixou a flor da pele, que nos fez voltar correndo do trabalho pra não perder um segundo, faltar na academia na esperança de uma sambada na cara da sociedade. Nós shipamos, nós criamos o nome híbrido #clarida, nós tuitamos enlouquecidas pedindo beijo, pedindo pra Clara largar logo aquele maridinho sem sal nem açúcar, morremos de rir quando Marina babou vendo Clara de lingerie, trememos na base de medo de no final tudo ser apenas uma mentira. Rolou CASAMENTO, SIM! Colar de beijos pra “família tradicional”.


 

Written by Bianka Carbonieri
Autora do Sapatômica - 25 anos, taurina, mora em São Paulo. Workaholic assumida, estudante e Psicologia. Ítalo-brasileira, é viciada em café e lasagna.