Você não precisa ser um gênio da culinária para preparar uma refeição gostosa. Algumas dicas fáceis de seguir podem tornar a vida na cozinha muito mais fácil e garantir o sucesso de qualquer receita que quisermos executar. E para aqueles que têm o dom da culinária, não custa nada aprimorar, não é mesmo?

 

 

Escolha receitas coerentes com o evento

É importante entender que até um jantarzinho a dois é um evento. E nesse jantarzinho, por exemplo, não cabe preparar um bifão acebolado né? Se você convidar os amigos para aquele lanchinho com filme, não combina preparar nada que exija muito trabalho na hora de comer, o bom mesmo é apostar em coisas pequenas, que dê pra comer com a mão. No almoço de família, você não vai querer servir aquela sobremesa afrodisíaca! Basta prestar atenção em quem serão os convidados e qual é a proposta da refeição, e avaliar que tipo de prato melhor se encaixa.

 

Procure receitas em fontes confiáveis

Sites de programas culinários e livros de receita testaram muito bem o prato antes de indicá-lo. Mas se você é adepta de sites onde qualquer um pode publicar suas invenções, preste atenção na avaliação e nos comentários. Na dúvida mantenha-se na zona de conforto: Palmirinha e companhia.

Para as lindas que manjam de inglês, indico o Gojee. E as receitas do canal Bem Simples também são muito boas e fáceis de fazer.

 

Organize tudo antes de começar

Na gastronomia chamamos de mise en place, mas vamos facilitar: Se orienta, mulher! Separe os ingredientes bem bonitinhos na quantidade certa, e faça aquela revisão básica pra não esquecer nada. Separe também todos os utensílios que você vai utilizar, limpinhos e preparados. Formas untadas, batedeira montada e forno pré-aquecendo. Parece bobagem, mas a organização colabora muito com o sucesso de uma receita.

 

Mantenha a higiene

Eu sei que parece óbvio, mas é importante ressaltar. Prenda seu cabelinho e se possível, use aquele avental camarada. Lave as mãos com frequência e procure manter sua bancada de trabalho limpa; sujou, lavou! Todo cuidado é pouco com higiene quando se trata de alimentos, ninguém quer receber um cabelo de guarnição ou uma dor de estômago de sobremesa!

Leia também:  Casa 1 - O centro cultural que acolherá LGBTs expulsos de casa em São Paulo.

 

Inspire-se

Eu descobri que o que dizem sobre passar o humor para a comida é verdade. Quando a gente faz com carinho sai muito mais gostoso. Portanto pense nas pessoas pra quem a comida será servida, foca em coisas boas. Escolha uma boa trilha sonora pra ouvir enquanto cozinha e procure preparar coisas que te dão prazer!

 

Mantenha a atenção

Não vale deixar as coisas queimarem ou a sobrinha pequena colocar a mão no fogo. A cozinheira precisa estar ligada o tempo inteiro em tudo o que acontece dentro da cozinha. Eu digo TUDO porque sempre tem um engraçadinho que quer colocar o dedo na comida ou uma criança pra sair correndo e esbarrar no cabo da panela que a gente esqueceu virada pra fora. Sempre tem alguém pra ir mexer na pia e cortar o dedo com aquela faca afiada de você esqueceu no amontoado de louças. Mantenha-se atenta a tudo isso e mais um pouco, sempre!

 

Imagem é tudo

Não basta o prato ser saboroso, tem que ser também bonito, dar água na boca só de olhar. De que adianta fazer algo delicioso com cara de gororoba? Tente sempre ajustar as texturas e deixar a comida colorida. Strogonoff, por exemplo. Aquela coisa laranja, com arroz branco e batata palha amarela deixa o prato com cara de comida de hospital, mas basta acrescentar um pouco de cebolinha picada que já dá um colorido especial. Capriche também na montagem da mesa e de todo o ambiente onde será servida a refeição. Se seus convidados se sentirem confortáveis já é meio caminho andado!

 

Evite exageros

A época das esculturas gigantes de fruta e açúcar já passou há muito tempo. Hoje, se você pesquisar o que os chefs andam criando, verá muitos pratos minimalistas. No seu jantar, evidentemente não há necessidade de fazer uma porção tão pequena de comida, mas vale a dica até na hora de montar a mesa. Evitar arranjos, travessas e cestas de frutas muito grandes. Procure não deixar a mesa muito chamativa pra não ofuscar a comida. Flores muito perfumadas também têm esse poder de se sobressair, deixe-as de lado!

 

Coloque seu toque especial nas receitas e bom apetite!

 

Written by Leticia Cardoso
23 anos, gastrônoma por formação, confeiteira por paixão, eterna estudante e blogayra nas horas vagas