O drama político e social da comunidade LGBT russa é acompanhado pela imprensa internacional quase que todos os dias. Principalmente depois que o presidente do país, Vladimir Putin, aprovou em julho de 2013 uma lei que proíbe qualquer tipo de propaganda com homossexuais, além de proibir o movimento gay de protestar por seus direitos em público na terra da vodca.

Quem quis saber, de forma mais íntima, como vivem as lésbicas russas, foi a fotógrafa britânica Anastasia Ivanova, que embalou seu câmera e viajou para a Rússia e clicou casais lésbicos que vivem sob o conservadorismo de seu presidente. O ensaio fotográfico, batizado de “From Russia with Love”, está publicado na versão online da revista inglesa “Muff Magazine”.

Em sete fotografias, ela explora não só a intimidade visual dos casais como também bate papo com as meninas para saber seus pontos de vista sobre a vida que levam no país.

“Quando nos apaixonamos, estávamos ambas com uma idade ‘respeitável’. Cada uma de nós pensou que uma bela história, tão romântica, nunca iria acontecer com a gente, mas depois que participamos de uma reunião entre gays e lésbicas, em Moscou, em 2008, e troca de cartas todos os dias, percebemos que não poderíamos estar separadas”, diz o casal Olgerta, de 54 anos, e Lisa, de 48 anos.

Confira as fotos abaixo:

Kate e Nina

Irina e Antonina

Katerina e Zhanna

Olga e Ulia

Olgerta e Sabine

Tasha e Ksenia

Victoria e Dasha

[hr]

Written by Bianka Carbonieri
Insta: @bsapatomica | 26 anos, taurina, mora em São Paulo. Workaholic assumida, estudante e Psicologia, é viciada em café e lasagna.