Com o tema “Paz sem voz não é paz, é medo”, a 10ª Semana do Orgulho de Ser, promovida pelo Grupo Matizes, será realizada entre os dias 10 e 17 de setembro. O tema do evento remete aos recentes atos de violência contra população LGBT, a exemplo do caso da travesti Makelly Castro, encontrada morta no Distrito Industrial de Teresina, na manhã do dia 18 de julho.

Carmem Ribeiro, coordenadora do Matizes, explica que a programação do evento será fechada nos próximos dias. “Teremos palestras debatendo assuntos extremamente importantes, em vários pontos da cidade, como na Universidade Estadual do Piauí, que só irão acrescentar coisas boas a quem assistir”, destaca.

A Semana conta com diversas atividades em defesa dos Direitos Humanos e incentiva discussões para a criação de políticas públicas em defesa das minorias sociais. Palestrantes nacionais irão debater os temas e realizar oficinas. “É o maior evento LGBT do Estado, serve para reafirmarmos nossos direitos”, afirma Carmem Ribeiro.

Entre os participantes do evento já foi confirmada a presença do primeiro transexual masculino do Brasil, João Nery, que nasceu Joana, e em 1977 foi submetido à cirurgia de transgenerização.

 

Confira a programação prévia da ’10ª Semana do Orgulho de Ser’:

29 de agosto
19h – Sexta Nagô – Em homenagem ao Dia da Visibilidade Lésbica – Memorial Zumbi dos Palmares
 
03 de setembro
18h – Cinesex – Filme: XXY – Auditório da FACIME/UESPI
 
08 de setembro
18h – Cinesex – Filme: Normal – Auditório da FACIME/UESPI
19h às 21h – Intervenção Artística – Vivenciando a Arte de fazer Graffiti – SanatielCosta  – Grafiteiro  – Coordenação: Profa. Msc. Janaína Parentes Fortes Costa Ferreira (UESPI) – Laboratório de Artes Poeta Torquato Neto/UESPI
 
09 de setembro
19h às 21h – Intervenção Artística – Vivenciando a Arte de fazer Graffiti – SanatielCosta  – Grafiteiro  – Coordenação: Profa. Msc. Janaína Parentes Fortes Costa Ferreira (UESPI) – Laboratório de Artes Poeta Torquato Neto/UESPI
 

10 de setembro

8h às 12h – Oficina – A política de proteção social e a população LGBT no município de Teresina– Facilitadoras: Marfisa Mota e Iracilda Braga  –Auditório da SEMTCAS  – (Parceria com SEMTCAS)
9h30min às 12h30min – Mesa-coordenada – GRAFFITI: diálogo estampado de cores – Embates Político-Culturais entre o Estado policial, o mercado e a arte – Palestrantes: Profª MsC. Janaína Parentes Fortes Costa Ferreira (UESPI), Jéssika Silva Teixeira e Italo Felipe Cury (Graduandos do Curso de Direito (UESPI) – Mediadora:Profª Msc. Samária Andrade (UESPI) –Auditório do Palácio Pirajá  – UESPI (Parceria com a UESPI)
Documentário GRAFFITI – Diálogo estampado de Cores”
Apresentação Doc. Vídeo  da Intervenção Artística de Sanatiel Costa
Apresentação ao público da Intervenção Artística de Sanatiel Costa  – Laboratório de Artes Poeta Torquato Neto (UESPI)
19h – Show de abertura da 10ª Semana do Orgulho de Ser – Local: Espaço Cultural Osório Jr(Parceria com a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC)

10 a 12 de setembro
I MOSTRA DE FOTOGRAFIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSENTAMENTOS – Jardim
Externo do Palácio Pirajá  – UESPI (Parceria com a UESPI)
 
11 de setembro
8h às 12h – Roda de Conversa – A política de proteção social e a população LGBT no município de Teresina – Coordenadoras: Marfisa Mota e Iracilda Braga  –Auditório da SEMTCAS  – (Parceria com SEMTCAS)
9 às 12h – Mesa Coordenada:  
– Saúde integral de mulheres lésbicas e  bissexuais – Profª Drª Andrea Cronemberger Rufino (UESPI)
-Prevenção de DST’s/AIDS e câncer do colo uterino no sexo entre mulheres –  Sérgia Patrícia Braga Oliveira   (Presidente da Sociedade Piauiense de Citopatologia)
Mediadora: Profª Drª Edileusa Maria Lucena Sampaio ( UESPI) – Auditório do Palácio Pirajá  – UESPI (Parceria com a UESPI)
14h – Seminário: Segurança Pública sem homofobia – Mário de Carvalho Leony (Delegado de Polícia Civil de Sergipe, membro da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT) – (em parceria com a Secretaria de Justiça do Piauí)
14h – Palestra: Bissexualidade e Bifobia: hora de descer do muro – Fernanda Coelho (Membro do Coletivo Bil; Presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB  de Ipatinga-MG; Presidente da Comissão Estadual de Direito Homoafetivo do IBDFAM/MG) – Local: UFPI (Parceria com o DCE/UFPI)
16h – Oficina: Combate à LGBT na UFPI: por onde começar? – Facilitador (a): Coordenação de Combate às Opressões do DCE da UFPI (Parceria com o DCE/UFPI)
16h30min – Debate: Estatuto da Diversidade Sexual: direitos LGBT para além dos Tribunais –Fernanda Coelho (Membro do Coletivo Bil; Presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB  de Ipatinga-MG; Presidente da Comissão Estadual de Direito Homoafetivo do IBDFAM/MG) e Ana Carolina Magalhães Fortes (advogada do Matizes, membro da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/PI)
18h30min – Palestra: Transexualidade, desconstrução de corpos e gêneros – João W. Nery (RJ)
20h – Lançamento do livro Viagem Solitária – Memórias de um transexual 30 anos depois,  de João W. Nery
19h Intervenção Cultural “Pra Sair do Armário” – 
– Local: Anfiteatro do CCE/UFPI (Parceria com o DCE/UFPI)

12 de setembro
I COLÓQUIO SOBRE SAÚDE, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL –  UNINOVAFAPI
07:40 as 08:00 – Abertura
08:00 as 08:40 – Apresentação da pesquisa sobre Saúde Sexual de Mulheres Lésbicas e Bissexuais no Brasil (Profª Drª Andrea Rufino – UESPI)
08:40 as 09:40 – MESA DE DEBATE ” Saúde, Sexualidade e Diversidade Sexual”
Palestrantes: Profº Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior – UFPI 
Profª Dra. Andréa Rufino – UESPI
Profª Doutoranda Adélia Dalva da Silva Oliveira – UNINOVAFAPI
Profª MsC. Maria da Consolação Pitanga de Sousa – UNINOVAFAPI
09:40 as 10:10 – Debate
10:10 as 12:00 – Apresentação de vídeo sobre o tema
9 às 11h – Mesa Coordenada –  A defesa dos animais em debate: uma luta de todos –  RoseliPizzigati Klein – UFPI (Médica Veterinária/UFPI e Diretora Técnica da APIPA – Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais); Juliana Paz  ( Advogada voluntária da APIPA);  Lina Maria Santana Fernandes (Professora da UESPI e IFPI e voluntária da APIPA) – Mediadora: Profª  Drª Bárbara Olímpia Ramos de Melo (UESPI)- Auditório do Palácio Pirajá  – UESPI (Parceria com a UESPI)
11h  – Performance Teatral  – Grupo de Teatro da UESPI  –  Coordenação: Profª Valderez Alves de Carvalho Costa – Jardim Externo do Palácio Pirajá  – UESPI (Parceria com a UESPI)
16h – Mesa-redonda: Direitos trans em debate – Ana Carolina Magalhães Fortes (advogada, membro da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/PI), Daiane Caroline e Pâmela Laurentina (Grupo de Estudos Sexualidade, corpo e gênero -SexGen)
19h – Sexta Nagô – Memorial Zumbi dos Palmares
 
13 e 14 de setembro
Feira Cultural da Diversidade – Local: Ponte Estaiada
 
14 de setembro
SHOW DA DIVERSIDADE  (com artista nacional) – Local: Ponte Estaiada
 
15  de setembro a 17 de setembro
7ª Semana Universitária do Amor de Iguais – Auditório Noé Mendes (em parceria com a Coordenação de Ciências Sociais da UFPI/Projeto Cajuína Sociológica)
 
15  de setembro
16h – Palestra: Mídia, Direitos Humanos e a invisibilidade social – Márcia de Almeida (Jornalista, editora do Site Em dia com a cidadania – RJ)
18h – Tela sociológica– Mostra “O amor de iguais – Filme: O tempo que resta
 
16  de setembro
16h – Palestra: A igualdade dos desigualmente divididos: uma análise semântica dos votos que reconheceram as uniões homoafetivas como instituto jurídico  – Joana D’arc Rodrigues da Costa (doutoranda em Estudos Linguísticos – UFMG)
18h – Tela sociológica– Mostra “O amor de iguais – Filme: Contracorrente
 
17  de setembro
9h – Debate: Amor e sexo fazem parte do show da terceira idade  – Debate com professores do PTIA – Programa da Terceira Idade em Ação da UFPI
 
15 de setembro
9h – Palestra: Mídia, Direitos Humanos e a invisibilidade social – Heron Santana (Promotor de Justiça do Meio Ambiente em Salvador/BA,  professor de Direito Ambiental e Direito Constitucional da Graduação e da Pós-graduação do Curso de Direito da UFBA)

 
16 de setembro
– Realização de teste rápido – Local: Universidade Estadual do Piauí – Campus Clóvis Moura (Parceria com a Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis e UESPI)

– Vacinação contra hepatite B – Local: Penitenciária Feminina de Teresina – (Parceria com a Coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais)
 
14h – Oficina: Do armário para as ruas: colorindo a universidade – Facilitadores: Setorial LGBT do RUA – Juventude Anticapitalista (Parceria com o Coletivo RUA – Juventude Anticapitalista)
 
Palestra:  Sociedade de silêncio – Márcia de Almeida (Jornalista, editora do Site “Em dia com a cidadania – RJ)
 
17 de setembro
19h – Show de Encerramento da 10ª Semana do Orgulho de Ser – Show “Divas Trans” (homenagem às artistas trans dos anos 90) – Local: Espaço Cultural Osório Jr. (Parceria com a Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC)

 

Written by Bianka Carbonieri
Insta: @bsapatomica | 26 anos, taurina, mora em São Paulo. Workaholic assumida, estudante e Psicologia, é viciada em café e lasagna.