Essa seleção foi feita originalmente pelo blog Eros’dita’, mas achei tão de utilidade pública que decidi compartilhar com vocês.

Abaixo, 18 dos textos mais essenciais para qualquer pessoa que tenha interesse em estudar sobre gênero e sexualidade. Todos foram escritos por grandes nomes do ativismo LGBT e feminista e estão disponíveis para download na íntegra. Confira:

 

1. Problemas de Gênero – Feminismo e Subversão da Identidade / Judith Butler

01

Judith Butler propõe observar, de maneira geral, o modo como as fábulas de gênero estabelecem e fazem circular sua denominação errônea de fatos naturais. Os textos estão reunidos de modo a facilitar uma convergência política das perspectivas feministas, gays e lésbicas sobre o gênero com a da teoria pós-estruturalista.

CLIQUE AQUI para ler.

 

2. História da Sexualidade – A vontade de Saber – Vol.1 / Michel Foucault

02

Ao longo dos anos 1970, Michel Foucault dedicou seu trabalho no no Collège de France à análise do lugar da sexualidade na sociedade ocidental. Sua reflexão encontrou no sexo e na sexualidade a causa de todos os acontecimentos da vida social. O filósofo empreendeu uma pesquisa história, estabelecendo uma antropologia e uma análise dos discursos acerca desse tema tão fundamental para a condição humana. É reconhecidamente um dos grandes trabalhos do pensador e fonte de pesquisa e consulta para milhares de estudiosos.

CLIQUE AQUI para ler.

 

3. A Reinvenção do Corpo: Sexualidade e Gênero da Experiência Transexual. / Berenice Bento

03

Esse livro se ancora em histórias de vida de pessoas que mudaram o corpo, cirurgicamente ou não, para se tornarem reais e sugerirá que as explicações para a emergência da experiência transexual devem ser buscadas nas articulações históricas e sociais que produzem os corpos-sexuados e que têm na heterossexualidade a matriz que confere inteligibilidade aos gêneros. Ao mesmo tempo proporá que o suposto “transexual verdadeiro”, construído pelo saber médico, que tem como objetivo final para implementação da masculinidade/feminilidade a realização das cirurgias de transgenitalização, esbarra em uma pluralidade de respostas para os conflitos entre corpo, sexualidade e identidade de gênero internas à experiência transexual.

CLIQUE AQUI para ler.

Leia também:  Um tapinha não dói!

 

4. Manifesto Contrasexual – Práticas Subversivas de Identidade Sexual / Beatriz Preciado

04

Aqui, o aclamado filósofo espanhol (no masculino mesmo) Beatriz Preciado dinamita, com seu humor corrosivo e rigor teórico, tudo aquilo que se entende por sexualidade. Os estereótipos homem/mulher, homo/hetero, natural/artificial vão progressivamente sendo despedaçados através das análises que o autor faz sobre o dildo, a história do orgasmo e a atribuição de sexo. Se de início é curiosamente divertido, a cada capítulo aprofunda-se nas contradições relacionadas às noções contemporâneas de gênero e desejo. É inspirado pelo pensamento de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Judith Butler e Jacques Derrida, que o autor inaugura a contrassexualidade: uma teoria do corpo que é, também, estratégia de resistência ao poder.

CLIQUE AQUI para ler.

 

5. Gênero, Sexualidade e Educação – Uma Perspectiva Pós-estruturalista / Guacira Lopes Louro

05

Esse livro tem o caráter de introdução aos estudos de gênero. Apresenta conceitos e teorias recentes no campo dos estudos feministas e suas relações com a educação. Estuda as relações do gênero com a sexualidade, as redes do poder, raça, classe, a busca de diferenciação e identificação pessoal e suas implicações com as práticas educativas atuais. Tanto serve de material para estudantes como para professores, como incentivo amplo à iniciativa feminista e de outros grupos.

CLIQUE AQUI para ler.

 

Quer ver os outros estudos?

CLIQUE PARA CONTINUAR LENDO

Written by Bianka Carbonieri
Insta: @bsapatomica | 26 anos, taurina, mora em São Paulo. Workaholic assumida, estudante e Psicologia, é viciada em café e lasagna.