História lésbica: Ellen Gates Starr & Jane Addams, pelo empoderamento e educação das mulheres pobres.

Ellen Gates Starr conheceu Jane Addams no Seminário Feminino de Rockford, em 1877. E foi ao longo do relacionamento das duas que Addams ganhou confiança para embarcar num dos projetos mais influentes e revolucionários da história, o HULL HOUSE PROJECT, em Chigado.

O Hull House Project era parte de um movimento social para viabilizar oportunidades sociais e educacionais para mulheres pobres trabalhadores, mais recentemente imigrantes. Eram oferecidas aulas de Literatura e História, concertos musicais públicos, assistência de saúde infantil e palestras gratuitas.

As duas deram aulas, trabalharam como parteiras, acolheram vítimas de violência doméstica e advogaram por reformas legislativas que hoje são vistas como primeiros modelos de “bem-estar social”.

Ellen era muito mais religiosa que Jane, o que pode ter influenciado no futuro término do relacionamento. Jane mudou-se e foi viver com Mary Rozet Smith, filha de um industrialista rico de Chicago.

Written by Bianka Carbonieri

Insta: @bsapatomica | 26 anos, taurina, mora em São Paulo. Workaholic assumida, estudante de Psicologia, é viciada em café e lasagna.