Inteligência artificial reconhece gays pelo rosto!

Siga o blog no Instagram e no Twitter!

Uma nova pesquisa está sendo feita na Universidade de Stanford: um programa de inteligência artificial consegue reconhecer pessoas homossexuais apenas analisando seus rostos, e ele acerta em média 75% das vezes!

Polêmica é pouco! O programa analisou fotografias dos rostos 35 mil pessoas e foi capaz de determinar a orientação sexual delas.

A precisão da análise, ou seja, a quantidade de acertos, foi de 81% para fotos de mulheres e 74% para fotos de homens. Mas os pesquisadores mostraram que se a máquina puder analisar 5 fotos da mesma pessoa, os acertos sobem para 91% (homens) e 83% (mulheres)!

As fotos usadas por Michal Kosinski e Yilun Wang foram obtidas de pessoas reais, e os contatos foram feitos por meio de um site de relacionamentos.

 

O que a IA de descobriu?

Segundo o programa, homens gays tendem a ter mandíbulas mais estreitas, narizes alongados e testas mais largas do que homens heteros.

Já mulheres lésbicas têm mandíbulas mais largas e testas mais curtas do que as heteros.

O estudo também afirma que a tecnologia é capaz de identificar o posicionamento político das pessoas, também seu estado psicológico e personalidade. Tudo com base na análise seus rostos. Muito doido!

Written by Bianka Carbonieri
Insta: @bsapatomica | 26 anos, taurina, mora em São Paulo. Workaholic assumida, estudante de Psicologia, é viciada em café e lasagna.