Receita de… Hamburguer de Grão de Bico!

Siga o blog no Instagram e no Twitter!

 

Quem disse que vegetariano precisa ficar longe do hambúrguer? Com criatividade e os ingredientes corretos, é possível preparar opções diferentes e saudáveis desse lanche tão querido! Assim, quem não come carne também pode apreciar diversas receitas dessa delícia. O grão-de-bico é perfeito para essa missão: além de trazer muitos benefícios à saúde, ele pode se transformar em um hambúrguer delicioso. Quer saber como?

O grão-de-bico é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Por conta da concentração de amido, é uma ótima fonte de energia, além de ser livre de colesterol. Ele também ajuda no funcionamento do intestino, já que é fonte de fibras. Esse ingrediente também previne doenças do coração, anemia e ainda dá a sensação de bem-estar e saciedade. Ou seja: são muitos benefícios para um só grão!

 

Hambúrguer de grão-de-bico

Rendimento: 4 unidades

post1

INGREDIENTES

8 rodelas de tomate

8 folhas de alface

8 fatias de queijo prato

3 dentes de alho descascados

2 xícaras (chá) de grão-de-bico

1 colher (chá) de coentro em pó

Sal a gosto

 

MODO DE PREPARO

Lave todo o grão-de-bico e coloque-o em uma tigela com 1,5 l de água. Cubra com um filme plástico e deixe de molho por pelo menos 24 horas. Depois disso, escorra a água e coloque os grãos no processador, juntamente com o alho, o coentro e o sal. Bata até obter uma massa homogênea e transfira para uma tigela.

Com ajuda das mãos, modele quatro hambúrgueres, de forma que fiquem arredondados. Hoje em dia há aparelhos no mercado específicos para esta finalidade, mas o resultado é o mesmo se feito com as mãos. Bata levemente para que a massa ganhe mais firmeza.

Leia também:  Evento celebra Dia Nacional da Visibilidade Lésbica em Brasília.

 

Na grelha:

É nesta hora que o tempero é adicionado. Coloca-se o hambúrguer na grelha já quente e adiciona-se sal a gosto. Deixe grelhar cada lado por cerca de 5 minutos. Acrescente então o queijo por cima, e deixe mais um tempo. Faça o mesmo com o outro lado, de forma que o queijo fique derretido. Retire com uma escumadeira.

Montagem:

Para cada sanduíche, coloque uma folha de alface, uma rodela de tomate e o hambúrguer com queijo. Adicione mais uma folha de alface e uma rodela de tomate, por cima.

 

Receita: Wickbold

Written by Bianka Carbonieri
Insta: @bsapatomica | 26 anos, taurina, mora em São Paulo. Workaholic assumida, estudante de Psicologia, é viciada em café e lasagna.