Sou tímida. Me beija!

Na noite da última sexta-feira, 5 de outubro, rolou uma pesquisa pra escolhermos o tema deste post: sexo? timidez? religião? E a sugestão que acendeu uma lâmpada na minha humilde cabecinha foi a do meio, porque em sexo e em Deus eu já penso muito; mas sobre timidez – que foi um obstáculo que consegui vencer ao longo dos anos -, não tanto mais.

A primeira pessoa que pediu um help no assunto se chama Cristiane Ribeiro, é fotógrafa, no tuíter atende como @banalogias e, logo de cara, pela foto postada em seu perfil, dá pra ver que é tímida mesmo. Reparou na posição encolhidinha dos ombros da Cris? Mesmo que você não tenha lido O Corpo Fala, decifrou essa mensagem facilmente porque temos essa capacidade nata de leitura da linguagem corporal.

 

A Cris se diz tímida, mas nas mais de 8 mil tuitadas ela é até bem saidinha… Para escrever este post, fui lá fazer uma pesquisa (vulgo stalkeada), e achei umas pérolas:

1. “Minha irmã disse que lê meu twitter. Cabo vida, cabo nárnia, cabo tudo.”
2. “Sobre o Festival do Rio na praia de Copa: me apaixonei umas 9 vezes essa noite hahah”
3. “Cozinho tão mal às vezes que acabo de comer e já acho que vou morrer.”
4. “dieta also known as tortura.”
5. “Voz, porque tão grave?”
6. “A praia tá lindaaaaa. Mas não tão linda quanto a minha preguiça de ir até lá…”

Enquanto eu ainda pensava na discrepância entre os tweets divertidos da moçoila carioca versus sua auto-afirmação de timidez, acionei dona Biankinha (vulgo Dicuy, conhecidíssima de vocês nesse site principalmente pelos posts calientes) no whatsapp e veja bem a conversa na íntegra:

Eu: – Dicuy amor, já teve post sobre timidez?
Biankinha: – Oi, amorrr! Not. ^^
Eu: – Mmmmmm! Acho que vou fazer então.
Biankinha: – Gostiiiii… Se precisar de uma entrevista, tá aqui uma tímida nata. hahaha
Eu: – Toma vergonha na cara, sô! Tímida onde??
Biankinha: – kkkkkk Só não sou pra fazer amizade. Pra xavecar é um sofrimento!! 

E a conversa terminou com o acerto de detalhes sobre a balada do fim de semana onde muito provavelmente vou vê-la xavecando milhões de moliéres. Aí eu pergunto a você: onde está a timidez dessas duas pessoas? Talvez numa gaveta pequena, tipo aquela em que ficam guardadas as calcinhas e as meias.

Tem gente que sua frio só de pensar em falar em público, mesmo que para poucas pessoas. Tem gente que se treme inteira só de cogitar a possibilidade de fazer um telefonema importante. Há quem morra de vergonha até de ouvir a própria voz! Entretanto, a menos que o medo seja patológico, como uma síndrome do pânico em que apenas especialistas de psicologia e psiquiatria podem ajudar, é muito simples superar a timidez. Agora você, que talvez se ache uma pessoa muito tímida, estatela os olhinhos neste momento em frente ao monitor e faz aquela cara de indagação: “Como?” o.O E eu lhe apresento a listinha com algumas coisas que funcionaram comigo:

 


• Lembre-se que todos os seres humanos são iguais em capacidade de realização, de emoções, de expectativas… As pessoas mais bem sucedidas do mundo se esforçaram muito para chegar lá e durante a jornada colecionaram erros, fracassos e respostas negativas.

• Gaguejar, levar um tombo, ouvir um “não” nunca mataram ninguém.

• Use roupas que te façam se sentir confiante e mantenha uma postura corporal confiante. Mantenha a coluna ereta (mesmo que você esteja tremendo de medinho por dentro). Olhe nos olhos das pessoas. Quando você transmite uma imagem de confiança e credibilidade, as pessoas passam a te tratar com confiança, credibilidade e respeito.

• Desafie-se. Tem medo de falar em público? Comece contando uma piada, algum fato curioso, ou dê a sua opinião sobre um assunto importante na sua rodinha de amigos, depois faça isso com os colegas de trabalho e por aí vai…

• Leia em voz alta, de preferência na frente do espelho.

• Cante no chuveiro.

• Dê uns gritos de vez em quando.

• Gasta alguns minutos por dia admirando o seu corpinho nu. Você não pode ter vergonha de si mesma.

• Sempre vai existir alguém que se sinta mais tímido que você. Tenha em mente que nós, seres humanos, somos interdependentes e precisamos de interações sociais pra viver e pra sermos felizes. Quebre a barreira apenas imaginária entre a sua suposta timidez e o mundo. Quebre o gelo. Divirta-se, apenas.

 

Um beijo e até semana que vem! ;*
Ma.

 

 

Compartilhe

22 thoughts on “Sou tímida. Me beija!

  1. EU TAMBEM SOU MUITO TIMIDA
    NÃO SAI NADA
    QUANDO FALO DA TUDO ERRADO

  2. REPOSTA PARA Ma (POR TUDO O QUE VOCÊ VEM FAZENDO E SENDO)

    Este feriado (desde quarta-feira 10-10-2012),passei na chácara da minha vovozinha (MEU BALUARTE) tentando buscar mais paciência com as coisas na vida da gente…
    Porém, quando tudo parecia perdido e sem uma saída DEUS MOSTRA SUA MISERICÓDIA E SEU AMOR INFINITO E COMO ELE É FIEL!
    ENTÃO, PRA TENTAR TRADUZIR A MINHA EMOÇÃO E SATISFAÇÃO.
    E UMA EXPECTATIVA MARAVILHOSA DOS PRÓXIMOS MOMENTOS… busquei meditar o livro de JÓ (velho testamento) e ENCONTREI O QUE DEUS RESERVA PRA NÓS:

    Deus é sábio de coração e poderoso em sua força;
    Fez maravilhas insondáveis e prodígios incalculáveis.
    Ele porá de novo o riso em tua boca e em teus lábios, gritos de alegria.
    Se fores puro e reto, ele atenderá a tua oração e restaurará a morada de tua justiça.
    Exalta os humildes e dá nova alegria aos que estão de luto;
    Volta à esperança ao infeliz!
    Bem-Aventurado o homem a quem Deus corrige!
    Não desprezes a lição do Todo-Poderoso!
    Seis vezes te salvará da angústia, e, na sétima, o mal não te atingirá.
    No tempo de fome, te preservará da morte, e, no combate, do poder da espada!
    Dentro de tua tenda conhecerás a paz;
    Deus visitarás tuas terras, onde nada faltará.Verás tua posteridade multiplicar-se e teus descendentes crescerem como erva da terra.

    Minha forma de comunicação é pessoalmente…
    Pois, o que está na minha alma o seu coração sabe e sente toda vez …que um raio de sol brilha; uma brisa de leve mexe em teus lindos e cheirosos cabelos; quando o sorriso tímido da anciã ou o sorriso contagiante da criancinha de 3 anos; quando a chuva cai no chão e recende o cheiro de terra.
    Porque sou parte sua, assim como você é minha parte. Juntas nos tornamos um só ser , a criatura amada de Deus!

    Te espero no mesmo local no dia 03/11/2012.

    E PRA SONORIZAR EM GRANDE “ESTILO” ESCUTE UMA DAS MÚSICAS DO CD QUE COMPREI DOMINGO (14-10-2012) QUE VAI ESTÁ INCLUÍDO NUM DOS MIMOS PRA VOCÊ!
    A música é do querido Marcelo Janeci do seu novo trabalho “feito pra acabar” faixa 01-FELICIDADE. As demais faixas você pode ouvir pertinho de mim…

    MUITA ALEGRIA EM SEU CORAÇÃO DURANTE ESTES DIAS!
    UM ABRAÇO CHEIO DE SAUDADES!

    BEIJOS E CHEIROS SOMENTE PESSOALMENTE, TÁ!

    MICHELLY APARECIDA FRAGOSO RIBEIRO

  3. Não sou tímida, mas super forever alone do jeito que estou, to precisando conhecer meninas legais gurias, kkkkkkkk

  4. “Sexo e em Deus ja penso muito”kkkk. Gnt, timidez eh o meu sobrenome!! Rs.

  5. hehehe eu treino o que falar nas situações, mas sempre falo besteira.

    A gente não deixa de ser tímida, mas com algumas dicas podemos não ser atrapalhadas por isso na nossa vida 🙂

  6. Quando eu falo que sou tímida ninguém acredita. Muito legal o texto, Ma.

  7. Bom,no meu caso,creio que sou mesmo é INSEGURA!No dia a dia,com amigos não sou tímida não.Mas para paquerar,tomar iniciativa se fico interessada em alguém,eu não tomo.Estou há quase dois anos sozinhas,e pelo jeito isso se estenderá e muito. :/

  8. Sou uma negação…timida, n sei tb paquerar…chego a ficar meses sem namorar, bjar, oq for, por ser tão timida! Já até tentei seguir esses passos, depois de varias baladas q me dispus a ir…e continuar sozinha por n ter coragem suficiente de chegar nas moças. Mais ja evolui bastante, ja faço essa de contar piadas e causos pro amigos…depois de pensar e repassar td na minha cabeça umas 100 vezes!!! Adorei o post Realmente feito por uma “ex-timida” se assim posso dizer.

  9. PARABÉNS, Ma!

    PELO QUE JÁ É CARACTERÍSTICA PRÓPRIA SUA DE NOS PRESENTEAR COM SEU TALENTO EM ESCREVER POSTS DE ENORME VERACIDADE DAQUILO QUE VOCÊ PENSA, SENTE E EXPERIMENTA.
    E, ALIADO À SUA FORMA TÃO BRILHANTE E SENSÍVEL DE LEVAR AOS OUTROS (NESTE ESPAÇO ÀS LEITORAS) A SUA AJUDA A RESPEITO DO QUE VOCÊ JÁ VIVENCIOU. ISSO MOSTRA O CARÁTER DE UMA PESSOA MADURA E COMPROMETIDA EM FAZER A DIFERENÇA POSITIVA AO PRÓXIMO.

    CONTINUE ASSIM. POIS, ISSO TAMBÉM me CONQUISTOU.
    ESTOU SEMPRE DE OLHO E ATENTA SOMENTE EM VOCÊ.

    UM ENORME BEIJO!

    MUITOS CHEIROS!

    E UM CALOROSO ABRAÇO!

    MICHELLY APARECIDA FRAGOSO RIBEIRO

    SEGUE UMA “CANTIGUINHA PRA VOCÊ” (IF YOU RUN-THE BOXER REBELION)

  10. Fui muito tímida durante a adolescência inteira, tímida em todos os aspectos. A ponto de chegar visita em casa, eu me trancar no quarto e só sair quando a visita fosse embora (sim, triste).. Mas o tempo passou, e pude aos poucos superar essa timidez toda, mas ainda no xaveco sou uma tremenda negação.. Nunca, nunca vou tentar beijar alguém sem ter a absoluta certeza de que ela também quer, nunca roubaria um beijo por exemplo.. E até hoje sinto vergonha, só fico um pouco mais a vontade com namorada depois de um mês mais ou menos de convivência..

  11. Fácil falar… pra eu perder a timidez, só nascendo de novo HAHAHA
    Chego a suar e a gaguejar até pra pedir pizza.
    Enfim, gostei do testo e da temática 😉

Os comentários estão desativados.